segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Desde a pedra fundacional,Utopia e Luta resiste.

Utopia e Luta uma história, que tem percorrido as consciências do mundo, se enraizando 
profundamente nas memórias e sentimentos de todxs  aquelxs que sonharam e sonham com um 
mundo fundamentado na Autonomia, a Autodeterminação e a Autogestão proletária.


                               
    Material de Arquivo original ano 2009.
É com a imensa satisfação que represento minhas companheiras e companheiros da Comunidade Autônoma Utopia e Luta, e com a grande responsabilidade que isso representa, já que somos testemunhas deste processo de mais de quatro anos de luta incansável, percorrendo caminhos desconhecidos e de profundas contradições. Podemos afirmar nesta hora que esta obra foi possível, alem das parcerias que foram fundamentais, pela transparência ética e moral de nossa organização autônoma e de auto gestão. Aqui o projeto habitacional tem sido um item a mais, de extrema importância para nossas 42 famílias a partir da tomada de consciência que existia um projeto superior, de vida, baseado na sustentabilidade na autonomia e na solidariedade. Assim reafirmamos com legitima autoridade que é possível que o povo administre seus próprios recursos sem interferência de interesses que não correspondem a suas necessidades objetivas.
O que fazer quando os paradigmas referenciais do povo trabalhador e oprimido não são atualizados naturalmente nas trocas de gerações? O que fazer quando se perde a memória histórica da luta de classes quando a grande maioria da população esta a caminho da exclusão e do extermínio desumano? O que fazer quando os valores do proletariado são substituídos por infinidade de falsos e breves paradigmas que geralmente provocam efeitos desastrosos, como a fragmentação do sentimento coletivo, aprofundando as contradições de classe?
Pensamos que temos que reinventar a luta, baseada na resistência irrestrita contra tudo o que atinja a natureza humana e seu habitat. Pensamos que devemos novamente ser transgressores inteligentes e precavidos contra o mal congênito do Capitalismo e suas mutações dissimuladas. Acreditamos que não haverá governo possível de confrontar o sistema, enquanto os valores éticos e ideológicos estabelecidos na sociedade sejam coniventes com a pratica do sistema econômico de exploração e consumo capitalista.
A construção de novos paradigmas será um caminho de sacrifícios e duras lutas. Aventurar teses futuristas na atual condição seria irresponsável, já que, a velocidade dos acontecimentos e a capacidade do sistema de destruir ou condicionar tudo que toca é imprevisível. Terão que ser as massas que chegado o momento seguirão o trilho da libertação e instalarão um novo modelo de consciência social.
s estamos conscientes que nunca no Brasil nenhum governo destinou tantos recursos para programas e projetos sociais como nestes últimos anos e que o esforço é muito grande para compatibilizar os interesses das oligarquias históricas e conservadoras arraigadas no pais submetidas ao planejamento falido do neoliberalismo. Mas somos críticos na ordem dos critérios que serão estabelecidos pelos governos, entidades sociais e movimentos na área de habitação, esperamos que os recursos cheguem ao povo sem pressões nem chantagem eleitoreiras e que sejam estudados profundamente com respeito as mudanças territoriais desde a ótica da relação cultural como questão estratégica de não aprofundar mais a fragmentação causada pelo individualismo e a falta de participação cidadã. Seremos críticos além dos esforços reconhecidos até que não se perceba a intenção de atingir as estruturas sistêmicas do capitalismo. No entanto aqui desde nossa pequena trincheira de luta chamamos a todos os setores políticos para uma profunda reflexão no sentido de preservar esta vitória nascida no ultimo Fórum Social Mundial de Porto Alegre no ano 2005 como um símbolo da autonomia e de auto determinação popular. Nosso projeto é resultado de uma ação promovida pelos movimentos sociais em plena efervescência do Fórum de 2005.
E por ultimo queremos expressar a solidariedade com os companheiros que lutam pela vital e necessária reforma agrária, com a luta do povo negro e a regularização dos territórios de Quilombos, e com os povos naturais de nossa América Latina os indígenas. Senhores dos Governos Federal, estadual e municipal, fica nossa mensagem abraçando com ética e responsabilidade a chegada de novas idéias que resistam aos projetos causadores da profunda injustiça social que atinge a toda população.
Discurso do dia da posse ano 2009,companheiro Eduardo Solari.


Nenhum comentário: